21/05/2004

AS 7 MARAVILHAS DO MUNDO: A ESTÁTUA DE ZEUS



Poucas obras feitas pelas mãos de humanos ao longo da HISTÓRIA, tiveram um simbolismo comparável à Estátua de Zeus.

No alto de um isolado monte, junto a um enorme vale, Zeus observava atenta e incansavelmente a paisagem airosa. Mas, sendo este uma estátua (não poderia ser, obviamente, o verdadeiro deus grego), não possuia mobilidade.
Estava, portanto, sentado no seu trono móvel, uma cadeira de rodas de ouro maciço, com pneus de borracha verdadeira (na altura era um material bastante raro e valioso).
Pena que ainda não existisse electricidade, caso contrário, poder-se-ia ter feito uma cadeira de rodas electrónica, já que a estátua, naturalmente, não conseguia mexer as rodas, apesar de cálculos de então terem averiguado que "Zeus" conseguiria mexer o manípulo, se eles possuissem tecnologia superior à do ábaco.

Ora, dada a distância entre a estátua e as cidades mais próximas, construi-se uma cidade, cujo epicentro seria a estátua de Zeus.
Mas a estátua não era a única atracção turística da recém fundada cidade: do vale fez-se uma enorme arena, pois, na moda da altura, estavam os jogos olímpicos.
Mas, os jogos olímpicos dessa cidade (Paralímpia, de seu nome) tinham uma particularidade: eram destinados a deficientes físicos, em honra da estátua.
Fundou-se, então os primeiros jogos paralímpicos!

Na memória fica o lendário Nikos Toutakitoutapolous, que, após ter ganho 14 das 15 medalhas de ouro possíveis (na outra, ficou-se pelo 2º lugar, conquistando a medalha de borracha) nos primeiros jogos paralímpicos, deu a primeira conferência de "imprensa" (entre aspas, pois esta ainda não tinha sido inventada), cujas palavras foram: "I'd like to dedicate all my glories to Zod!" (Queria dedicar todas as minhas glórias a Zeus!).

Um dia, no entanto, os Persas destravaram a cadeira de rodas, e esta desceu o monte, destruindo, não só a arena, como a própria estátua.

E fez-se HISTÓRIA.