22/09/2004

A VERDADE POR TRÁS...D'"O CÓDIGO DA VINCI"



Devido ao recente e abundante sucesso do "Código da Vinci" de Dan Brown, as massas (incluindo o próprio Dan Brown, a quem eu respondi, calmamente, "Calma, Danny!!!! Tá-se bem...esperaste 2000 anos por isto, espera só até às minhas férias acabarem! Tá-se, então, às 22h00 no Central, para bebermos uns copos!") têm vindo a contactar-nos, a perguntar até que ponto aquilo era verdade.
Entretanto saiu "O Código da Vinci Descodificado", e eu ainda tive oportunidade de passar uma vista de olhos por aquele embaraçoso emaranhado de mentiras.
Mas, directo ao assunto, responderemos aqui às perguntas mais vezes feitas (uma espécie de FAQ, mas PMVF):

1) P: O que é o Santo Graal? Uma mulher? Um Cálice?
R: Nada disso! O Santo Graal é uma famosa marca de gomas que existia no tempo de J.C., mas, à semelhança das Super-Gorila, tornaram-se severamente difíceis de encontrar. Todos sabem como gomas são extremamente boas. Penso que ninguem o nega. Mas aquelas eram mesmo muito boas! E mais! Serviram de sobremesa na última ceia (Visível no fresco de da Vinci do mesmo nome). E foram criadas pelos próprios J.C. e Maria Madalena, quando tentavam ganhar a vida com uma taverna. Passou-se a dizer, devido às famosas gomas, que J.C. fazia "milagres" ("aquilo é mais que vários pães e custa o mesmo", "o Lázaro tava bêbado, e aquilo fê-lo voltar à vida!", eram frase que se fizeram ouvir na Taverna Central, que, curiosamente, iniciou a linha de cafés Central).

2) P: J.C. era casado? E tinha algum filho?
R: Bem...aí está uma boa pergunta. Na verdade J.C. não era casado. Porque J.C. fora o primeiro cristão e, como tal, inda não tinha tido tempo para construir capelas, igrejas, conventos, ou qualquer tipo de santuário onde se pudesse casar pela igreja. E mais! Nem J.C., nem Maria Madalena podiam casar pela igreja, porque na altura ainda não havia catequese, não havendo, consequentemente, crisma, impedindo-os de se casar. A única alternativa eram os Motéis. Mas tambem era difícil, porque J.C. tinha ficado a dever ao único motel que existia naquela zona do globo (precisamente o estábulo onde nascera).
Tiveram 5 filhos, os 2 primeiros foram abortados, por consenso de ambas as partes (ambos os abortos foram legais, foram para o meio do deserto ao abrigo das 200 milhas, com uma caravana vinda da Etiópia), quanto aos dois seguintes, uma tinha trissomia 21 e lepra, o outro era esquizofrénico e foi raptado. Tiveram finalmente um filho normal, bonito e inteligente, mas...muçulmano.

3) P: A Maria era mesmo Virgem?
R: O que é que isso tem a ver com o livro? Não, não era Virgem, era Balança, nascera a 17 de Outubro.

4) P: O da Vinci era mesmo gay?
R: Sim e não! Era Bi! Digamos que ele fazia tudo o que podia para ser diferente. Por isso se tornou o Grão-Mestre.

5) P: O Priorado do Sião...o que é, afinal?
R: É uma linhagem de ilustres cozinheiros nas artes dos doces que produzem as gomas Santo Graal. Mas, devido à elevada qualidade das guloseimas, tentam mantê-las secretas, de forma a que só eles (e alguns afortunados, como eu mesmo), tenham acesso a elas. Mantêm-nas afastadas da igreja católica, porque têm medo que eles roubem a receita e usem para substituir pela intragável Óstia.
São tambem os gerentes da linhagem Café Central.

6) P: O Silas jogou no U.D.Leiria?
R: Jogou.

7) P: Onde está o Santo Graal?
R: Eu sei! E vocês não! (Lamento, mas não posso responder a essa pergunta).

8) P: Quem é o actual Grão-Mestre?
R: Ver resposta 7)

9) P: Qual o aspecto da vagina da Mona Lisa?
R: Ver resposta 7)

10) P: Quem é que eram os templários?
R: Os antigos seguranças dos vários Café Central.


Bem, respondidas as 10 PMVF mais frequentes, despeço-me com uma nota:
finalmente, desvendámos um mistério sem utilizar a palavra...HISTÓRIA.

Boa noite, e esperemos que fique com a HISTÓRIA.